30.1.09

mudanças

agora é mais do que oficial! o antigo CEFET-RS, antiga ETFPel, antiga ETP, passa agora a ser o IFET Sul-Rio-Grandense! Na prática pouco se sabe das mudanças que vão realmente ocorrer nesses centros. Uma delas, é a atenção especial dos IFETs para a criação de licenciaturas, isso mesmo, licenciaturas! Uma vez que IFET significa Instituto Federal de Educação e Tecnologia (notem que é educação "E" tecnologia). Por hora, sabe-se que os salários dos servidores terão um pequeno acréscimo, em virtude da elevação do CEFET ao grau de IFET e que os mesmos passam a ter um status tão elevado ao de uma universidade, olho vivo pra ver o que acontece!

emergência!

como todos sabem, nossa região está passando por enchentes em virtude do farto volume de chuvas nessa semana! eu estava em morro redodondo e voltei a pelotas ontem, no caminho resgietrei tudo o que vi e postei no meu blog pessoal www.mauriccio.blogspot.com

20.1.09

questão 28 - vestibular ufpel 2009

Observe o mapa a seguir. 
 
Localização da reserva Raposa Serra do Sol 
Zero Hora, 27/09/2008 
 
A reserva Raposa Serra do Sol ocupa uma área de 1,7 milhão de hectares, no território do estado de Roraima, e foi homologada via Decreto de 15 de 
abril de 2005 pelo presidente da república. Ela é cenário de vários conflitos devido aos critérios de demarcação das terras indígenas. 
  
Nas afirmativas abaixo, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso). 
 
( ) A reserva Raposa Serra do Sol é ocupada por várias etnias indígenas e está situada no norte de Roraima, na Região Norte do Brasil, na fronteira com a Guiana e a Venezuela. 
(  ) Os índios vivem nessas terras desde antes da criação do Estado brasileiro e, por isso, cabe-lhes o usufruto exclusivo do potencial energético, a exploração dos recursos hídricos, a pesquisa e a lavra das riqueza minerais da 
reserva. 
(  ) A demora na demarcação dessa reserva fez com que, desde os anos 1970, produtores rurais passassem a plantar arroz no local, mesmo sem o título de propriedade, tornando a reserva uma das mais importantes fontes da economia de Roraima. 
( ) Os agricultores e o próprio governo de Roraima querem que as fazendas de arroz não sejam consideradas como integrantes da reserva, criando “ilhas” nesse território. 
( ) Sendo mantida a demarcação em terra contínua, como prevê o Decreto de 2005, o Comando Militar da Amazônia considera isso uma ameaça à soberania nacional, temendo a fragilidade da fronteira com a presença exclusiva dos índios. 
( ) Assim como nessa reserva, no Brasil já não existem mais índios isolados, sem contato com a civilização, bem como é incontestável que a população indígena brasileira vem crescendo segundo os últimos censos do IBGE.

 Assinale a alternativa em que a seqüência está correta.

 (a)  V, F, V, V, V e F.

(b)  V, V, F, V, F e V.

(c)  F, V, F, F, V e F.

(d)  F, V, V, F, V e F.

(e)  V, F, V, F, F e V. 

(f)  I.R.

resposta e comentários

a questão é atual e bem planejada, verdadeiramente pouco debatida, uma vez que pouco se fala sobre índios, muito menos, no seus direitos de acesso a terra e menos ainda no rio grande do sul. É quase um pacto silencioso a questão indígena nesse estado. mas vamos às respostas: na primeira opção a expressão “várias etnias indígenas” deixa em dúvida a veracidade da mesma – como assim várias etnias indígenas?? – pois bem, é verdade, nessa reserva vivem cerca de 20 mil índios, a maioria deles da etnia macuxi, mas ainda há grupos menores de uapixanas, ingaricós, taurepangues e patamonas. A segunda opção parece coerente, mas não “cabe-lhes o usufruto exclusivo do potencial energético, a exploração dos recursos hídricos, a pesquisa e a lavra das riqueza minerais da reserva”, aliás esses recursos permanecem sendo de propriedade do Estado Brasileiro, reserva indígena não significa anarquia (infelizmente!) é portanto falsa!

A terceira é verdadeira, a questão da terra é algo que caminha a passos lentos no Brasil e essa região é rica em recursos hídricos – lagos e rios de águas doces – sendo propício o cultivo do arroz – que desperdiça MUITA água – e é uma das principais problemáticas o fato de não-índios ocuparem/ ou até mesmo invadirem, terras da reserva em busca desses recursos e pondo-se agora, contra a desapropriação de suas terras empossadas. O que leva a próxima opção, também verdadeira, uma vez que o governo de Roraima extrai das plantações de arroz impostos e vê nela uma forma de desenvolvimento, desejando, portanto a sua manutenção! As duas últimas opções trazem os problemas de maior debate nessa questão, primeiro a possível perda da soberania nacional na reserva, uma vez que a mesma faz fronteira coma Venezuela é reconhecível o entrelaçamento entre os habitantes da reserva com a populações indígenas da Venezuela, ameaçando assim a fronteira brasileira, portanto verdadeira. Na última alternativa, embora pareça óbvio, não é, é falsa, primeiro por que existem sim populações indígenas sem contato algum com o homem branco, mesmo dentro de nosso país e segundo por que o crescimento indígena apontado pelo IBGE é extremamente questionável. Basicamente por que se notou o crescimento de população indígena no meio urbano, sem existir migrações das reservas – dessa forma esse aumento estaria mais relacionado com a identificação dos brasileiros em assumir-se indígenas do que no aumento da população em si. Assim as respostas ficam V, F, V, V, V e F, letra A.

questão 29 - vestibular ufpel 2009

A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama à atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.

Sobre a China, é correto afirmar que

(a)  o modelo de desenvolvimento adotado buscou o fortalecimento da indústria local, tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros, sobretudo em função da política nacionalista do governo.

(b) mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.

(c)  Taiwan, por ter sido um protetorado inglês devolvido à China recentemente, é uma região especial, onde o governo chinês controla assuntos de defesa e política externa, deixando livre o funcionamento da economia de mercado.

(d) as condições de vida da população têm crescido na mesma medida que o crescimento econômico como um todo. Milhões de chineses deixaram a pobreza, e a diferença entre ricos e pobres tem diminuído muito, recentemente.

(e)  o meio ambiente é uma grande preocupação do governo, o que levou o país a combater a desertificação com sucesso, e a despoluir rios e lagos. Por ter alcançado um desenvolvimento industrial planejado, sua indústria não é mais poluente.

(f)  I.R.  

resposta e comentários

A alternativa correta é a B, embora a China não possua uma costa oeste, são na costa leste, distribuídas as maiores indústrias e de onde provem, de certo, aquele seu tênis made in china!  A primeira alternativa, letra A está equivocada quando diz que “tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros” – como se espera uma economia sem apoio estatal ou investimento estrangeiro? – sem noção!!! Na letra C é Hong Kong que era protetorado Inglês e foi devolvido a China (1997) e não Taiwan, aliás, Taiwan é um país independente politicamente, mas sob as reivindicações da China de reunificação. Taiwan também tem o nome de República da China, isso mesmo, outro país com nome de China?! – a China, que costumamos falar é a República Popular da China. Historicamente a República da China separou-se em 1949 após um golpe, da República Popular da China. As alternativas D e E são minimamente ingênuas, uma vez que a diferença social só tem se agravado na China com o desenvolvimento econômico, o que significa concentração de renda. Igualmente a poluição tem severamente castigado a China nesse processo.

questão 30 - vestibular ufpel 2009

O movimento de translação é a órbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetória é 
realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade média de 29,9 km/s. Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita, o planeta é iluminado de maneira diferente pelo Sol, em determinadas e diferentes épocas do ano, o que ocasiona as quatro estações do ano. 
Com relação ao movimento de translação da Terra, é correto afirmar que 
(a) as ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se 
encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para norte ou para o sul. 
(b) os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solstícios de inverno e de verão. 
(c) os momentos em que a Terra está no afélio coincidem com o início dos equinócios de primavera e do de outono. 
(d) a incidência da luz do Sol de maneira igual sobre os dois hemisférios, em determinada época do ano, caracteriza os solstícios. 
(e) a maior incidência da luz do Sol em uma época do ano sobre o hemisfério norte, e em outra sobre o hemisfério sul, caracteriza os equinócios. 
(f) I.R.
resposta e comentário:
Infelizmente a prova não continha ilustração alguma, o que facilitaria a resposta, veja:
Dessa forma, por eliminação, as alternativas D e E estão invertidas; B e C estão igualmente invertidas, na figura o afélio – momento em que a terra encontra-se mais distante do sol - está representado nas figuras 2 e 4 e o periélio – momento em que o planeta está mais próximo do sol – aparece nas figuras 1 e 3 da ilustração acima. Restando assim a alternativa A como a correta!

19.1.09

iya 2009

a onu elejeu 2009 o ano internacional da astronomia.

visite o site!

18.1.09

vestibular ufpel 2009

acabo de chegar da saídera do segundo dia do vestibular de verão da ufpel 2009. o segundo dia agrupam as provas humanas e línguas - história, geografia, portugues, língua estrangeira, literatura e redação - transformando essa maratona em uma corrida estafante. mas vamos as impressões sobre as provas de história e geografia:
a prova de história estava simples com questões majoritariamente diretas e superficiais. seguiu o modelo da ufpel, das oito questões - uma para história antiga/pre-história, uma para média/moderna, quatro questões de história do brasil/rio grande do sul e duas questões idade contemporânea; a primeira questão era relativa a República Romana, dispondo de um quadro ilutrativo dos poderes internos do senado. a segunda com um mapa da locamização das universidade do medievo ocidental, ainda uma questão sobre a separação entre igreja e Estado no fom do Império, outra sobre a colonização japonesa e a difícil adaptação dos mesmos aos cutumes brasileiros. ainda havia questões sobre a colonização de assorianos em 1808 no rio grande do sul em contrapartida ao interesse napoleônico na região platina e sobre a escravidão indígena e africana deflagrada nas revoltas de beckman e malês respectivamente. não faltou a clássica do período getulísta com um panfleto de propaganda política para a eleição de 1950. a útima questão era sobre a divisão da coréia e a guerra fria (simplesmente dada!).
a prova de geografia estava extensa e com questões mais densas dando destaque a crise financeira e ao risco país dependente das linhas de crédito e gerador de um efeito psicológico no mercasdo mundial. ainda falou da china e do agravemnto das males da industrialização, concentrada na costa leste e geradora de poluição e diferenças sociais.  reservou duas só questões para a parte física - uma de cimatologia e análise de gráficos e outra sobre solstício (sem gráfico algum) - trouxe uma complicada questão dos índios em roraima contra os plantadores de arroz e sobre a bacia pré-sal.
em breve espero postar aqui as questões comentadas com gabarito!

16.1.09

let´s rock!

nas férias a gente sempre pára pra pensar no que pode ser feito a mais no dia a dia da nossa profissão. pois bem, comigo não foi diferente! e seguindo a tendência de muitos colegas resolvi colocar em prática um projeto há muito pensado: o blog do sorão! aqui você encontrará material para as diciplinas que eu leciono, sobretudo história e geografia. 
é isso aí, let´s rock!