18.1.09

vestibular ufpel 2009

acabo de chegar da saídera do segundo dia do vestibular de verão da ufpel 2009. o segundo dia agrupam as provas humanas e línguas - história, geografia, portugues, língua estrangeira, literatura e redação - transformando essa maratona em uma corrida estafante. mas vamos as impressões sobre as provas de história e geografia:
a prova de história estava simples com questões majoritariamente diretas e superficiais. seguiu o modelo da ufpel, das oito questões - uma para história antiga/pre-história, uma para média/moderna, quatro questões de história do brasil/rio grande do sul e duas questões idade contemporânea; a primeira questão era relativa a República Romana, dispondo de um quadro ilutrativo dos poderes internos do senado. a segunda com um mapa da locamização das universidade do medievo ocidental, ainda uma questão sobre a separação entre igreja e Estado no fom do Império, outra sobre a colonização japonesa e a difícil adaptação dos mesmos aos cutumes brasileiros. ainda havia questões sobre a colonização de assorianos em 1808 no rio grande do sul em contrapartida ao interesse napoleônico na região platina e sobre a escravidão indígena e africana deflagrada nas revoltas de beckman e malês respectivamente. não faltou a clássica do período getulísta com um panfleto de propaganda política para a eleição de 1950. a útima questão era sobre a divisão da coréia e a guerra fria (simplesmente dada!).
a prova de geografia estava extensa e com questões mais densas dando destaque a crise financeira e ao risco país dependente das linhas de crédito e gerador de um efeito psicológico no mercasdo mundial. ainda falou da china e do agravemnto das males da industrialização, concentrada na costa leste e geradora de poluição e diferenças sociais.  reservou duas só questões para a parte física - uma de cimatologia e análise de gráficos e outra sobre solstício (sem gráfico algum) - trouxe uma complicada questão dos índios em roraima contra os plantadores de arroz e sobre a bacia pré-sal.
em breve espero postar aqui as questões comentadas com gabarito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário