20.1.09

questão 28 - vestibular ufpel 2009

Observe o mapa a seguir. 
 
Localização da reserva Raposa Serra do Sol 
Zero Hora, 27/09/2008 
 
A reserva Raposa Serra do Sol ocupa uma área de 1,7 milhão de hectares, no território do estado de Roraima, e foi homologada via Decreto de 15 de 
abril de 2005 pelo presidente da república. Ela é cenário de vários conflitos devido aos critérios de demarcação das terras indígenas. 
  
Nas afirmativas abaixo, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso). 
 
( ) A reserva Raposa Serra do Sol é ocupada por várias etnias indígenas e está situada no norte de Roraima, na Região Norte do Brasil, na fronteira com a Guiana e a Venezuela. 
(  ) Os índios vivem nessas terras desde antes da criação do Estado brasileiro e, por isso, cabe-lhes o usufruto exclusivo do potencial energético, a exploração dos recursos hídricos, a pesquisa e a lavra das riqueza minerais da 
reserva. 
(  ) A demora na demarcação dessa reserva fez com que, desde os anos 1970, produtores rurais passassem a plantar arroz no local, mesmo sem o título de propriedade, tornando a reserva uma das mais importantes fontes da economia de Roraima. 
( ) Os agricultores e o próprio governo de Roraima querem que as fazendas de arroz não sejam consideradas como integrantes da reserva, criando “ilhas” nesse território. 
( ) Sendo mantida a demarcação em terra contínua, como prevê o Decreto de 2005, o Comando Militar da Amazônia considera isso uma ameaça à soberania nacional, temendo a fragilidade da fronteira com a presença exclusiva dos índios. 
( ) Assim como nessa reserva, no Brasil já não existem mais índios isolados, sem contato com a civilização, bem como é incontestável que a população indígena brasileira vem crescendo segundo os últimos censos do IBGE.

 Assinale a alternativa em que a seqüência está correta.

 (a)  V, F, V, V, V e F.

(b)  V, V, F, V, F e V.

(c)  F, V, F, F, V e F.

(d)  F, V, V, F, V e F.

(e)  V, F, V, F, F e V. 

(f)  I.R.

resposta e comentários

a questão é atual e bem planejada, verdadeiramente pouco debatida, uma vez que pouco se fala sobre índios, muito menos, no seus direitos de acesso a terra e menos ainda no rio grande do sul. É quase um pacto silencioso a questão indígena nesse estado. mas vamos às respostas: na primeira opção a expressão “várias etnias indígenas” deixa em dúvida a veracidade da mesma – como assim várias etnias indígenas?? – pois bem, é verdade, nessa reserva vivem cerca de 20 mil índios, a maioria deles da etnia macuxi, mas ainda há grupos menores de uapixanas, ingaricós, taurepangues e patamonas. A segunda opção parece coerente, mas não “cabe-lhes o usufruto exclusivo do potencial energético, a exploração dos recursos hídricos, a pesquisa e a lavra das riqueza minerais da reserva”, aliás esses recursos permanecem sendo de propriedade do Estado Brasileiro, reserva indígena não significa anarquia (infelizmente!) é portanto falsa!

A terceira é verdadeira, a questão da terra é algo que caminha a passos lentos no Brasil e essa região é rica em recursos hídricos – lagos e rios de águas doces – sendo propício o cultivo do arroz – que desperdiça MUITA água – e é uma das principais problemáticas o fato de não-índios ocuparem/ ou até mesmo invadirem, terras da reserva em busca desses recursos e pondo-se agora, contra a desapropriação de suas terras empossadas. O que leva a próxima opção, também verdadeira, uma vez que o governo de Roraima extrai das plantações de arroz impostos e vê nela uma forma de desenvolvimento, desejando, portanto a sua manutenção! As duas últimas opções trazem os problemas de maior debate nessa questão, primeiro a possível perda da soberania nacional na reserva, uma vez que a mesma faz fronteira coma Venezuela é reconhecível o entrelaçamento entre os habitantes da reserva com a populações indígenas da Venezuela, ameaçando assim a fronteira brasileira, portanto verdadeira. Na última alternativa, embora pareça óbvio, não é, é falsa, primeiro por que existem sim populações indígenas sem contato algum com o homem branco, mesmo dentro de nosso país e segundo por que o crescimento indígena apontado pelo IBGE é extremamente questionável. Basicamente por que se notou o crescimento de população indígena no meio urbano, sem existir migrações das reservas – dessa forma esse aumento estaria mais relacionado com a identificação dos brasileiros em assumir-se indígenas do que no aumento da população em si. Assim as respostas ficam V, F, V, V, V e F, letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário