20.1.09

questão 29 - vestibular ufpel 2009

A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama à atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.

Sobre a China, é correto afirmar que

(a)  o modelo de desenvolvimento adotado buscou o fortalecimento da indústria local, tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros, sobretudo em função da política nacionalista do governo.

(b) mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.

(c)  Taiwan, por ter sido um protetorado inglês devolvido à China recentemente, é uma região especial, onde o governo chinês controla assuntos de defesa e política externa, deixando livre o funcionamento da economia de mercado.

(d) as condições de vida da população têm crescido na mesma medida que o crescimento econômico como um todo. Milhões de chineses deixaram a pobreza, e a diferença entre ricos e pobres tem diminuído muito, recentemente.

(e)  o meio ambiente é uma grande preocupação do governo, o que levou o país a combater a desertificação com sucesso, e a despoluir rios e lagos. Por ter alcançado um desenvolvimento industrial planejado, sua indústria não é mais poluente.

(f)  I.R.  

resposta e comentários

A alternativa correta é a B, embora a China não possua uma costa oeste, são na costa leste, distribuídas as maiores indústrias e de onde provem, de certo, aquele seu tênis made in china!  A primeira alternativa, letra A está equivocada quando diz que “tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros” – como se espera uma economia sem apoio estatal ou investimento estrangeiro? – sem noção!!! Na letra C é Hong Kong que era protetorado Inglês e foi devolvido a China (1997) e não Taiwan, aliás, Taiwan é um país independente politicamente, mas sob as reivindicações da China de reunificação. Taiwan também tem o nome de República da China, isso mesmo, outro país com nome de China?! – a China, que costumamos falar é a República Popular da China. Historicamente a República da China separou-se em 1949 após um golpe, da República Popular da China. As alternativas D e E são minimamente ingênuas, uma vez que a diferença social só tem se agravado na China com o desenvolvimento econômico, o que significa concentração de renda. Igualmente a poluição tem severamente castigado a China nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário