29.7.10

esquizofrenia coletiva ou neurose da ciência?

em plena anpuh-rs (encontro estadual de história), tive a rara oportunidade de conversar com colegas de profissão de todo estado. enfim, foram conversas informais, entre intervalos ou na volta para o hotel, com professores da área e que possuiam um sentimento muito semelhante ao meu: a academia é esquizofrênica!
isso se justifica, pelo simples afastamento, já piégas e reconfirmado, entre as práticas universitárias e os bancos escolares! mas, ao refletir, re-refletir novamente sobre todas essas questões insolúveis, tentei pensar mais originalmente... e se? se na verdade, não dividíssimos a história entre aquela produzida na academia e aquela nos livros didáticos? se pensassemos na história como uma só coisa, uma ciência ou disciplina, da qual existem diferentes práticas ou níveis de aprofundamento. bom, nesse caso, o que teríamos não seria a aparente histeria, fruto da esquizofrenia coletiva dos acadêmicos, distantes por excelência do mundo real. nesse caso, teriamos uma ciência neurótica!
deixe-me explicar! uma neurose é, basicamente a divisão ds psiquê em duas realidades concomitantes e sobrepostas! é mais ou menos isso que percebo da história! principalmente porque, apesar de meus esforços, a aproximação entre essas duas realidades é tão difícil... com resistência de ambos os lado! talvez eu seja mais um daqueles sonhadores, mas eu realmente anceio por um futuro mais claro, onde a universidade exceda seus muros tão excludentes e os professores de ensino básico possam somar àqueles que por hora, estão autopostados como os donos inabaláveis do saber!

25.7.10

História Fashion Week em Santa Maria

Estou embarcando para Santa Maria! Será uma semana no Encontro Estadual de História, a ANPUH-RS, ou como costumo falar: o História Fashion Week! Estou indo até lá por obrigação e trabalho! Não nutro nenhum interesse por esses eventos que outrora tanto me fascinavam! Enfim, a Academia é um palhaçada! E acho um saco ter que estar atrelado a ela... aff! Bom, pensando em talvez encontrar formas de diversão, que tornassem essa viagem menos chata, saí em busca de informações na internet. Fui a Santa Maria apenas uma vez, quando muito criança e guardo pouquíssimas recordações da cidade "boca do monte". Também possuia algumas informações superfíciais... é uma cidade com clima quente, o maior número de efetivos do exército no estado e uma boa universidade federal. Eis que fui pesquisar no site do jornal da cidade, o Diário de Santa Maria, e logo encontro a programação da semana!!! uhuuu... _o/ Já me animei todo!!! Ledo engano.
A programação anunciada pelo jornal iniciava com um missa, também um bazar com chá (organizado pelas senhoras da cidade), logo depois um jantar em um CTG (com direito a fandango), show com a banda Roupa Nova cover e pra finalizar Baile da Terceira Idade no Clube de Tiros da cidade! Nossa! Quanta diversão!! Me segura!!!! Enfim... pura frustração!
Ao menos, o grande amigo ("grande" é conotativo, nesse caso) Emmanuel vai junto. Espero que exista algum boteco aberto para garantir nossa sanidade! Oxalá meus pré-conceitos interioranos não sejam verdadeiros! Mas fiquei com a impressão reforçada, de que o "coração do Rio Grande do Sul" é um ninho de conservadorismo. Será?

23.7.10

Primeiros!!!

Mais uma vez na frente!
Parabéns a todos nós! Alunos, Professores, Funcionários, Diretores e Pais!!

Astronomia da UFRGS

Estive em órbita! Na verdade, como um metido que sou, me embretei no Instituto de Física da UFRGS para participar do GTTP Projeto Galileu. Trata-se de um curso de curta duração (de quarta a sexta) sobre Astronomia e seus usos na escola. Foi FANTÁSTICO!!!! Uma oportunidade única de trocar experiências com vários profissionais que fazem uso da Astronomia. Seja no ensino de Física (grande maioria) seja no de outras disciplinas. O curso foi duro! Poucas horas de almoço e minutos de intervalo, mas saí muito satisfeito! Aguardem...
Professores participantes do GTTP Galileu!