29.7.10

esquizofrenia coletiva ou neurose da ciência?

em plena anpuh-rs (encontro estadual de história), tive a rara oportunidade de conversar com colegas de profissão de todo estado. enfim, foram conversas informais, entre intervalos ou na volta para o hotel, com professores da área e que possuiam um sentimento muito semelhante ao meu: a academia é esquizofrênica!
isso se justifica, pelo simples afastamento, já piégas e reconfirmado, entre as práticas universitárias e os bancos escolares! mas, ao refletir, re-refletir novamente sobre todas essas questões insolúveis, tentei pensar mais originalmente... e se? se na verdade, não dividíssimos a história entre aquela produzida na academia e aquela nos livros didáticos? se pensassemos na história como uma só coisa, uma ciência ou disciplina, da qual existem diferentes práticas ou níveis de aprofundamento. bom, nesse caso, o que teríamos não seria a aparente histeria, fruto da esquizofrenia coletiva dos acadêmicos, distantes por excelência do mundo real. nesse caso, teriamos uma ciência neurótica!
deixe-me explicar! uma neurose é, basicamente a divisão ds psiquê em duas realidades concomitantes e sobrepostas! é mais ou menos isso que percebo da história! principalmente porque, apesar de meus esforços, a aproximação entre essas duas realidades é tão difícil... com resistência de ambos os lado! talvez eu seja mais um daqueles sonhadores, mas eu realmente anceio por um futuro mais claro, onde a universidade exceda seus muros tão excludentes e os professores de ensino básico possam somar àqueles que por hora, estão autopostados como os donos inabaláveis do saber!

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