19.1.11

podem os geeks salvar o mundo?

estou acompanhando as discussões na campus party brasil. eu juro que sou um lammer frustrado, bem longe de um geek de sucesso, não sem nem programar despertador analógico e estou longe de ser um usuário padrão. mas a cultura nerd me encanta! acho que no fundo sou nerd reprimido. mas então, estava eu assistindo aos painéis, aos debates e as palestras da campus party e me deparei com uma discussão muito atual: como mudar o mundo?
claro que meu espírito crítico observa com muita reserva as ideias dos geeks. mas da reunião de coisas que vi me parece que existe sim uma tendência de buscar um mundo melhor, com mais justiça social e consciência humana. fiquei surpreso! geralemnte geeks não enxergam o mundo além dos deus desktops e gadgets!
o simples fato de buscar ideias novas e debater soluções é o início de algo. assim na campus party foi lançado o projeto something better. a ideia é reunir ideias para fazer "alguma coisa melhor". é um caminho inverso. geralmente projetos iniciam na base e crescem até atingir a esfera privada. nesse caso, uma empresa privada banca um projeto que teóricamente está aberto a preocupação da sociedade. será verdade? podem os geeks salvar o mundo?
a resposta é simples: não custa tentar!

11.1.11

que dia!!!

11.1.11!

animação

Visualizing empires decline from Pedro M Cruz on Vimeo.

Animação bem sacada sobre a dinâmica dos impérios coloniais!

5.1.11

skymaps

programinha gostoso de férias é ficar deitado na rede olhando pro céu, assim, sem fazer nada! mas se for o céu norturno, bom, aí há muito mais do que observar do que aquelas nuvens bucólicas de uma tarde arrastada de verão. se você estiver no campo ou na praia, mas em algum lugar com pouca luminosidade, em relação aos centros urbanos, observar o céu noturno será mais fácil, e muito mais belo. com ou sem luneta, vale a pena conferir o espetáculo que toda noite paira sobre nossas cabeças.
pra ajudar, a skymaps disponibiliza mensalmente o download do mapa celeste. o do mês de janeiro você encontra aqui, mas por algum motivo irrevelado, ele só foi postado em língua inglesa (?). Ah, esse mapa é para a latitude de 35° sul, manja? se estiveres no hemisfério norte ou próximo ao euquador terás que procurar outro mapa no skymaps. É facinho de entender, auto-instrutivo e muito divetido!!
dica: o gigante planeta júpiter está visivel em janeiro, bem ao leste, quase no horizonte!