2.10.09

ENEMaginável!

Pois então aconteceu! Às vésperas do mais importante acontecimento sobre o sistema educacional brasileiro: a estréia do novo modelo do ENEM. Na verdade o processo todo tem apresentado problemas desde o início da sua implementação. Primeiro foi toda a correria para as escolas e cursinhos se adaptarem. Foi uma angústia só, adaptar-se assim ao novo, sem nenhum diálogo, nenhuma discussão democrática. O ENEM chegou pronto! Depois vieram as tentativas judiciais de impugnação do modelo. Depois as reclamações sobre pessoas que supostamente não teriam feito a inscrição pela exigência do CPF. Por fim, houveram aqueles que exigiam maior prazo para as inscrições. E agora essa! Vazamento da prova! Aff! Nessas horas, fica difícil encarar o país com seriedade. Educação deveria ter o maior respeito e cuidado, de nossos governantes e também de todos os cidadãos, mas sabemos que não é assim, não mesmo!
Na verdade o que está em jogo é muito mais do que a transferência de dias de prova, ou a vaga tão sonhada em uma universidade. Está em jogo a credibilidade do MEC e de nossos sistemas de ensino em si. Primeiro por que o MEC precisa tranqüilizar e garantir um processo honesto e funcional a todos os brasileiros. Conquistar essa confiança, agora, não será nada fácil. Depois nossas instituições de ensino precisam mostrar-se transparentes no processo, isto é, alguém já sabe como será depois feita a escolha de candidato para vaga?
Ainda assim, eu apoio o ENEM, apoio por que sou fã desse modelo de prova que é classificatório ao invés de eliminatório. Acredito no desenvolvimento das competências como sendo um meio real e sólido de alavancar a educação nesse país. Mas com certeza o ENEM ainda irá dar muitos problemas, inimagináveis, e isso é culpa (em parte) do nosso modo de ver a educação: imediatista e simplória.